Saiba o que priorizar na abertura da sua clínica

Saiba o que priorizar na abertura da sua clínica

A abertura da sua clínica própria é uma ideia interessante para muitos profissionais. Afinal, a iniciativa significa flexibilidade de horários, proporciona mais liberdade e permite oferecer um atendimento diferenciado.

Antes da abertura da sua clínica, é preciso pensar em alguns pontos essenciais. A partir disso, deve-se pesquisar e planejar formas seguras, eficientes e econômicas de abrir seu próprio negócio. No entanto, estes são alguns pontos que devem ser priorizados:

1. As exigências legais:

Abrir um negócio na área da saúde envolve muitos aspectos burocráticos que devem ser seguidos à risca. Por isso, é preciso estar por dentro das especificações da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) para funcionamento. Também existem exigências quanto ao espaço físico, à segurança do paciente e a aspectos organizacionais, por exemplo. Sendo assim, sua clínica só estará apta para atender após autorização da Anvisa.

2. A escolha da localização ideal:

Pensar no endereço da sua nova clínica é um passo essencial. Ele deve ser um local seguro e frequentado pelo seu público-alvo. Considere também sua acessibilidade, estacionamentos nas redondezas ou facilidade de chegar e sair por meio de transporte público.

3. Ter a tecnologia como uma importante aliada: 

É indiscutível que a tecnologia facilita a vida de colaboradores, pacientes e profissionais da saúde. No entanto, ela é um fator custoso, capaz de impactar os custos da abertura da sua clínica. Por isso, planeje onde investir, seja nos equipamentos de recepção, sistemas gerenciais e equipamentos médicos.

4. Investir na gestão de pessoas:

Ao montar sua equipe, procure profissionais especializados, de atendentes e técnicos a médicos. Recepcionistas, radiologistas, enfermeiras, equipe de limpeza, contadores, seguranças… Quanto mais especializados, melhores os serviços que sua clínica irá oferecer.

5. Fazer da sua clínica um ambiente aconchegante:

Antes da abertura da sua clínica, pense em fatores como limpeza, higiene e manutenção. Da mesma forma, reserve um valor específico para contar com mobiliário confortável e suficiente, além de bebedouros e cafés. Lembre-se de que oferecer um ambiente amigável pode ser um diferencial do seu negócio.

6. Escolher bons fornecedores para sua clínica:

A escolha de bons fornecedores é uma etapa essencial na abertura da sua clínica. Por isso, é preciso conhecer o histórico do fornecedor e avaliar a qualidade dos produtos oferecidos. Além disso, analise o custo e o benefício dos equipamentos e a flexibilidade do fornecedor para atender mudanças. Por último, esteja atento às especificidades do contrato.

7. Optar pelo aluguel ou pela compra de equipamentos médicos:

As duas opções de aquisição de equipamentos médicos possuem vantagens. Para ajudar você a tomar a decisão correta, observe:

  • Tecnologia oferecida pelos equipamentos;
  • A eficiência na obtenção de diagnósticos;
  • Necessidade de treinamento e especialização da equipe e
  • Existência de suporte especializado.

Independente da sua decisão, a Tecmed oferece diversos equipamentos novos e seminovos para venda ou aluguel. Todos eles são revisados por nossa equipe técnica, altamente capacitada, para garantir que você esteja fazendo sempre o melhor negócio. Além disso, trabalhamos com manutenção preventiva e corretiva.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!